“Suíte Bipolar em Dó Maior”

SBDM é o novo EP de Dario Julio & Os Franciscanos, projeto solo – com nome de banda – do cantor e compositor Dary Esteves Jr. (lorena foi embora…, Esteves & Nadal, Terminal Guadalupe).

Tivemos a honra de mixar e mastigar esse lindo trabalho, um dos destaques de 2021 na cena musical brasileira.

Apesar de unidas por um acorde, as canções funcionam isoladas. O tema surgiu no enfrentamento das crises provocadas pelo transtorno da mãe do cantautor pantaneiro radicado em Curitiba (PR).

Fé, desencanto, resistência, tragédia, resiliência, o morde-e-assopra dialoga com a realidade brasileira, mas o tom que predomina é de esperança, a despeito da falsa simetria usada para discutir a polarização política no país – só existe um extremo, abertamente fascista, enquanto a narrativa pró-terceira via mergulha em dissimulação.

O álbum de estreia, “O Menino Velho da Fronteira” (Independente, 2019) tinha aquele clima de radinho de pilha, bem setentista, e algo brega de butique. O que vem agora é a sonoridade do pós-punk intensa entre o fim dos anos 80 e começo dos 90, com referências claras a The Smiths, The Housemartins e R.E.M., por exemplo.

Dary se cercou de bons e velhos amigos. Gravou a suíte no Nico’s Studio, em Curitiba, com produção de Bruno Sguissardi (Anacrônica), com mixagemo e masterização de Fábio Della (Aerocirco, Monocine) no estúdio DellaProd, em Belo Horizonte (MG). 

Produzido por Bruno Sguissardi.

Voz: Dary Esteves Jr.

Vocais: Sandra Piola, Ju Liana Morais e Bruno Sguissardi

Violão, guitarras, teclado, banjo e baixo: Bruno Sguissardi

Bateria: Ivan Rodrigues

Gaita e slide guitar: Tiago Martins

Todas as canções são de autoria de Dary Esteves Jr., exceto “Profissão de Fé” (música de Allan  Yokohama com letra de Dary).

Gravado no Nico’s Studio, em Curitiba (PR) no outono de 2021, por Francisco Desalvo.

Mixado e masterizado por Fábio Della do estúdio DellaProd, em Belo Horizonte (MG).

Foto: Leticia Tullio

Arte da capa: Kassio Guaraná

Este álbum é dedicado aos profissionais de saúde que enfrentaram a pandemia de covid-19 e às famílias vítimas da maior crise sanitária da história do Brasil.