ZONA DESCONFORTO SESSIONS

LOGO-BASICO

E ai galera, aqui é Fábio Della, produtor da DellaProd. Este post apresenta um projeto que há muito tempo eu pensava em realizar, dentre tantos outros que virão, e agora com nosso novo estúdio isso foi possível, seu nome é ZONA DESCONFORTO SESSIONS!

Com base em uma parceira multidisciplinar, produzimos uma temporada com 10 programas (audiovisuais) de música e entrevistas, com o objetivo de fomentar a cena autoral. Todo conteúdo será publicado nas plataformas digitais de vídeo. Cada programa terá duração média de 6 minutos com 01 artista convidado. O artista concederá pequenas entrevistas, que serão intercaladas por apresentações, em formato duo, de trechos de algumas músicas autorais do seu repertório. Além dos programas, também lançaremos 01 (um) CD com todos artistas participantes no final.

Gravamos a temporada toda entre os dias 26 de maio e 03 de junho deste ano e tivemos a participação de Maurinho e os Mauditos, Carne Nua, Borba, Monocine, O Caso, Péricles Garcia, Rover One, Daparte, Bronnco Billy e Paim. Foi uma grande festa, com direito a música da melhor qualidade em vários estilos, muita amizade, alegria e confraternização, dá uma sacada nas fotos.



O Programa vai ao ar no dia 30 de julho aqui na página da DellaProd, acompanhe pelas redes sociais @dellaprod (Instagram), ou Estúdio DellaProd (Facebook), que vc será devidamente informado de todos os passos, inclusive para saber quando serão abertas as inscrições da segunda temporada.

A produção do programa é uma parceria da DellaProd (Áudio) com a Infinitu Films (Vídeo) e Mentes Sociais (divulgação).

Share : facebooktwittergoogle plus
pinterest

Tão Deserto Quanto Eu

MONOCINE - TAO DESERTOForam necessários meses em estúdio para gerar o álbum “Tão Deserto Quanto Eu”, o primeiro da promissora Monocine, banda mineira formada por Fábio Della (vocal e guitarra), Felipe Brant (baixo), Hamilton Soares (teclados) e Nenel Neto (bateria).

Radicado em Belo Horizonte há cinco anos, Fábio Della é catarinense e ficou conhecido por seu trabalho à frente do grupo Aerocirco. É ele quem assina as 10 composições do disco, gravado nos estúdios Mix e Ultra, entre novembro de 2014 e março deste ano.

Sem pedir licença, “Deixa Eu Entrar” abre os trabalhos com pegada rock e é seguida pela ótima “Tão Deserto Quanto Eu”, que dá nome ao álbum. “Somos” tem levada sexy de baixo e bateria e fala sobre erro, força, entrega, amor e dor.

Guiada pelo Harmonium Organ – o mesmo de “Cry Baby Cry”, dos Beatles -, a arrepiante balada “Antes Tudo Fosse Assim” retrata o período em que a filha do vocalista ficou entre a vida e a morte no hospital. O instrumental passa os sentimentos de medo da perda e de vibração pela cura.

“Há de Ser” é uma porrada sonora, e “Enquanto Nós” fala do quanto o ser humano precisa viver junto de quem ama. É triste nas estrofes e pra cima nos refrões, quando fala de como nos sentimos quando estamos juntos.

As próximas três músicas – “Se é Sincero”, “Lembro de Você” e “Fábrica dosVivos” – têm andamento acelerado e perfeita simetria entre guitarra, baixo e bateria, uma das marcas da banda. O lindo country/rock “O Peso é Leve” fecha o álbum com chave de ouro e com direito a harmônica e lap steel em várias partes da canção.

Sobre o nome do disco, Fábio Della é enfático. “É como encaro a música, como um deserto, que seja gelado quando for frio, e muito quente quando for calor. Se for para gritar que se grite, e que o meu grito distorcido soe bem. Que a canção seja uma poesia e que eu a declame, pois estou cheio dessas músicas que emburrecem”. Um álbum forte, verdadeiro e, principalmente, vivo, em que arranjos e letras estão para as músicas como a alma está para o corpo. (Texto de Nenel Neto)

Enquanto TÃO DESERTO QUANTO EU era um projeto embrionário, a Monocine foi convidada para participar da coletânea em homenagem ao 40 anos dos Engenheiros do Hawaii. A versão de Refrão de Bolero parte de um simples dedilhado de guitarra e termina como um explosão tão intensa quando um soco, vale a pena conferir AQUI.
O ep AR COMPRIMIDO, traz as primeiras quatro faixas gravadas para TDQE. A banda lançou as quatro músicas do EP separadamente e sequencialmente com intervalos de 15 dias. O objetivo foi apresentar a banda ao seu público a conta gotas, com toda singularidade que cada música merece.
Tão Deserto Quanto Eu é a consolidação de um ano de trabalho, somando mais seis músicas às quatro lançadas no AR COMPRIMIDO. Como se pode ouvir, o CD começa sem pedir licença cantando no mais alto tom DEIXA EU ENTRAR e terminando num COUNTRY ROCK inebriante chamado O PESO É LEVE.

Share : facebooktwittergoogle plus
pinterest

DELLA / PEIXOTO

capa CD

O INÍCIO

Desde o fim do AEROCIRCO eu (Della) e Maurício (Peixoto) planejamos lançar algo juntos, somos amigos e parceiros de composição e isso era mais que motivo para gravarmos. Não se trata de uma continuação do Aerocirco, nem de algo totalmente diferente, é algo atual, visceral, que vem da alma, sem entornos, trouxe para a música o que alguém livre de amarras, preconceitos ou limites estéticos gostaria de tocar, é o que estavamos mais que afim de fazer, era a nossa alma materializada em som, sem pensar no passado, no futuro nem mesmo no ausente, estamos presentes em todos os sentidos.

Minha motivação era simplesmente estar dentro do estúdio produzindo algo novo, me divertindo com coisas novas, testando, improvisando e tudo isso com um componente que parecia ser complicado mas se tornou um aliado, a distância. Com ele aproveitamos cada segundo juntos, dedicando nosso tempo e criatividade para a música.

Testamos cada timbre de guitarra, misturando nossas Gibsons, Rickebacker de 12 cordas, Telecaster, Di Castellis nos fantásticos Vox AC15, Orange, DeVille 410 e HiWatt

Guitarras Amplificadores

Acredito que o resultado ficou forte, intenso, somos nós dois tocando e experimentando nossos timbres, testando letras e nos deixando mergulhar na mensagem, criando a estética sonora ao redor dela, deixando claro o que queríamos.

AS GRAVAÇÕES

Nos reunimos primeiro em setembro de 2012 em Floripa para conversarmos a respeito de um possível projeto e já na mesma noite saímos com um objetivo, definirmos o repertório. No início esse projeto teria um terceiro membro, Xuxu (Cassim e Barbária), mas acabou que a agenda e a nossa ansiedade nos levou a seguir sem ele.

75990_10151142195868342_745363501_n

Estudio MIX – BH (gravações de guitarras)

MAGIK PLACE

Estúdio Magic Place – Fpolis (gravações de baixos e vocais)

O próximo encontro aconteceu em BH, num estúdio de ensaios, diria que foram 10 ensaios, 7 somente eu, meu fone e a bateria, 2 somente eu, Nenel (bateria) e Hamilton (teclado) e apenas 1 eu e Maurício, esse foi apenas para ver se estava tudo certo mesmo, ou seja, fomos praticamente direto para as gravações as quais duraram 3 dias no estúdio MIX em BH, 1 no Magic Place em Floripa e o restante no meu estúdio para as mixagens e masterizações.

Me empolguei muito com a idéia de gravar bateria, sou apaixonado por ela, compús muita coisa ali, como por exemplo Liquidificador e Enquanto nós (música lançada em 2011 – www.fabiodella.com.br). Faltava gavar algo tocando e achei que essa era a hora certa e pra que isso fosse possível, fiquei sozinho desenhando as linhas com um click, mais o violão e a voz num fone de ouvido, tudo para compor as levadas, viradas, imaginando como seriam as guitarras e assim deu certo, gravei Lembro de Você, Segundo, Quem me Dera, Tem Razão e Coragem pra quem tem em praticamente 2 takes cada, gostamos do resultado.

Bateria

Veja a ficha técnica:

FIcha Técnica
Arranjos e produção: Fábio Della e Maurício Peixoto
Mixagem e masterização: Fábio Della
Projeto gráfico: Maurício Peixoto
Gravado no estúdio Mix Belvedere (Belo Horizonte), com gravações adicionais no The Magic Place (Florianópolis)
Técnicos de gravação: Thiago Marinho (Mix Belvedere) e Renato Pimentel (The Magic Place)

In a Balloon – 4:40
ISRC: BR-FGI-13-00001
Letra e música: Fábio Della
Vocal / Guitarra / Baixo / Hammond: Fábio Della
Guitarra 12 cordas / Segunda Voz: Maurício Peixoto
Bateria – Daniel Gomes (Nenel)
Wurlitzer – Hamilton Soares

Lembro de Você – 3:48
ISRC: BR-FGI-13-00002
Letra e Música: Fábio Della
Vocal / Bateria / Guitarra / Violão: Fábio Della
Baixo / Guitarra / Segunda Voz: Maurício Peixoto
Hammond: Roberto Bez

Quem me dera – 2:58
ISRC: BR-FGI-13-00003
Letra e Música: Fábio Della
Vocal / Bateria / Guitarra Solo : Fábio Della
Baixo / Guitarra / Segunda Voz: Maurício Peixoto

Frente ao que virá – 4:37
ISRC: BR-FGI-13-00004
Letra e música: Maurício Peixoto
Vocal / Guitarra 12 / Violão: Maurício Peixoto
Baixo / Segunda Voz / Hammond: Fábio Della
Seg Voz: Eduardo Xuxu
Piano: Roberto Bez

Segundo – 3:26
ISRC: BR-FGI-13-00005
Letra e Música: Fábio Della
Vocal / Bateria / Violão / Baixo: Fábio Della
Guitarra Solo / Segunda Voz: Maurício Peixoto

Slow time is too fast – 4:22
ISRC: BR-FGI-13-00006
Letra e Música: Fábio Della
Vocal / Violão / Baixo: Fábio Della
Guitarra Solo / Segunda Voz: Maurício Peixoto
Piano: Hamiton Soares
Bateria: Daniel Gomes (Nenel)

Feliz para sempre – 2:43
ISRC: BR-FGI-13-00007
Letra e Música: Fábio Della
Vocal / Wurlitzer / Guitarra / Baixo: Fábio Della
Guitarra / Segunda Voz: Maurício Peixoto
Bateria: Daniel Gomes (Nenel)

Tem razão – 3:57
ISRC: BR-FGI-13-00008
Letra e Música: Fábio Della
Vocal / Guitarra / Bateria / Baixo / Hammond : Fábio Della
Guitarra / Baixo / Segunda Voz: Maurício Peixoto

Coragem pra quem tem – 3:49
ISRC: BR-FGI-13-00009
Letra e música: Maurício Peixoto

MIXAGENS E MASTERIZAÇÃO

IMG_0921

Depois de tudo gravado, me enfurnei no meu estúdio para as mixagens e masterizações. Queria enfatizar o que captamos, dar a energia que a música tinha e pra isso foi preciso investir em alguns plugins especiais para a bateria, afinal de contas gravamos cada bateria em separado e seria muito bom se ela soasse com a acústica valorizada, e de certa forma é muito difícil ter um som de bateria com muita acústica e com pressão ao mesmo tempo.

Gravamos a bateria com muitos microfones, mas todos mais distantes da pele e com dois microfones pegando o som que refletia pelas paredes da sala, isso valorizou muito o som da bateria na mixagem.

As guitarras estavam prontas, pouco foi preciso fazer na mixagem, afinal de contas pudemos misturar todos os pedais, muito fuzz por sinal, guitarras e amplificadores até chegar no som que queríamos, então na mixagem eu não queria mudar nada, apenas flutuar os faders dos PAN, ajustar os volumes e alguns compressores, tudo apenas para colocar cada parte no nível certo, os timbres e execuções estavam do jeito que queríamos.

A masterização era uma dúvida, não sabíamos se colocaríamos nas mãos de outro técnico ou se eu mesmo faria. Como não gosto de esperar e correr riscos, resolvi ir até a última tentativa e cheguei onde eu queria, pressão, volume e dinâmica, isso foi uma aula.

O SOM

Curta todo playlist do projeto, ouvindo em boas caixas ou bom fone, prestando atenção nos passagens das guitarras, bateria e efeitos de uma caixa pra outra, nos arranjos vocais e timbres de cada instrumento, isso levará você aos anos 70 mas com a cabeça em 2013.

[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/playlists/3938034″ params=”” width=” 100%” height=”450″ iframe=”true” /]

Vale a pena assistir o vídeo que apresenta o CD, ele passa um pouco da energia dos ensaios, de como foram as gravações, tanto em BH quanto em Floripa.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=6v0R9Qog9MY]

Hoje, 22/03/2013, faremos o show de lançamento em Florianópolis, no berço da música catarinense – Célula ShowCase com nossos amigos em cima do palco, Robson-Baixo, Roberto Bez-teclado, Quinho Mibach-Bateria mais eu e Peixoto, vai ficar para história.

Share : facebooktwittergoogle plus
pinterest

LANÇAMENTO DO CLIPE DE ENQUANTO NóS

Enquanto Nós Video

Espero que vcs gostem do primeiro clipe dessa nova empreitada pós Aerocirco. Gravado em BH em novembro de 2011, é o clipe da primeira faixa do EP ALice. Para escutar o EP completo basta acessar o site www.fabopdella.com.br.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=Zq09uqBlirQ&w=560&h=315]
Share : facebooktwittergoogle plus
pinterest

LANÇAMENTO EP ALICE

AlICE

É com muito prazer que anuncio o segundo EP ALICE. Este EP é composto das músicas 01-Enquanto Nós, 02-Há de Ser, 03-Alice e 04-Um Pouco Além. As duas primeiras foram liberadas no mês de maio no EP 01, porém agora remixadas e remastarizadas foram incluídas no EP02 o qual lança como faixa título “ALICE” e também “UM POUCO ALÉM”.

Como já explicado anteriormente este EP é o segundo de uma coleção de 03 que irão compor o CD completo, tanto em músicas quanto no material gráfico. A capa do EP01 é apenas uma parte da capa, que foi complementada para compor a capa do EP02-Alice que se completará somente após o lançamento dos 03 EPs.

Para ouvir e baixar todo material (liberado), basta entrar no site abaixo. Tb é possível indicar no seu facebook e twitter pra ajudar a divulgar, não esqueçam de deixar seus comentários aqui no Blog.

Home

Este trabalho já tem shows marcados em Curitiba e Florianópolis para o começo de novembro, quando chegar mais perto começaremos a divulgação.

Gostaria muito de agradecer em especial meus amigos, Nenel e Mauricio Peixoto, que participaram da gravação de Alice, foi um prazer enorme pra mim!

Abração e vamos curtir juntos
Della

Share : facebooktwittergoogle plus
pinterest

LANÇAMENTO EP01 – Enquanto Nós

CAPA_FRENTE_EP_01_MEDIO

É com muito prazer que anuncio meu novo trabalho, o EP01 – Enquanto Nós. Este EP é o primeiro de uma coleção de 03 que irão compor o CD completo, tanto em músicas quanto no material gráfico. A capa do EP01 é apenas uma parte da capa do CD que se completará somente após o lançamento dos 03 EPs.

Falando do EP01 – Enquanto Nós, esse tem duas músicas “01-Enquanto Nós , 02-Há de Ser” e pra ouví-las e baixar todo material basta entrar no site abaixo. No site tb é possível indicar no seu facebook e twitter pra ajudar a divulgar, tb deixem seus comentários aqui no Blog.

Home

Desde a pausa da Aerocirco fiquei com muita vontade de lançar algo novo, agora é gravar os próximos EPs, montar a banda e fazer shows.

Gostaria muito de agradecer em especial meu amigo Xexé, grande baixista e incentivador desse lançamento, valeu velho!

Abração e vamos curtir juntos
Della

Share : facebooktwittergoogle plus
pinterest

1 2 3 5